We're sorry but this app doesn't work properly without JavaScript enabled. Please enable it to continue.
Skip to main content

Linha de Fuga

06 Nov
-
30 Nov
Vários locais
Dança
Música
O festival acolhe a estreia absoluta de Los 3 Cerditos, a vinda pela primeira vez a Portugal da companhia de dança espanhola Mucha Muchacha, o regresso do coreógrafo italiano Antonio Tagliarini e o fecho da trilogia sobre género de Sónia Baptista, entre muitos outros artistas nacionais e internacionais.



Este ano, o conceito desenvolvido para o festival tem como base o contexto atual de uma sociedade fragmentada e acelerada, em que o cuidado é muitas vezes esquecido. O festival Linha de Fuga vai trabalhar sobre a amizade como um ato de resistência e cuidado, destacando a performatividade da amizade como o fazer, o ser vulnerável e se expor ao outro.



Para além de espetáculos, ao longo do mês de novembro há outras atividades, como conversas, workshops e o laboratório de criação internacional de projetos de artes performativas. Os artistas selecionados para o laboratório na open call, encerrada em julho, vão estar em residência de criação e vão abrir os seus processos ao público durante a sua permanência na cidade.



“Omegaville” de Los 3 Cerditos (Espanha) em estreia absoluta



Peça de início do festival, “Omegaville” faz a sua estreia absoluta no dia 6 de novembro, no Teatro da Cerca de São Bernardo. Espetáculo de cinema expandido que coloca o seu foco nas crises económicas e ecológicas, na solidão e desesperança, no medo e na importância da amizade para suplantar estas crises. Numa proposta em que os objetos cénicos e equipamentos de projeção possuem um espaço essencial, “Omegaville” é um representar dos aspetos da contemporaneidade repleto de sentidos.



“Para cuatro jinetes” de Mucha Muchacha em estreia nacional



Após sucesso internacional, o espetáculo “Para Cuatro Jinetes”, do coletivo espanhol Mucha Muchacha, vem a Coimbra, apresentando-se pela primeira vez em Portugal.



O espetáculo parte do folclore para refletir sobre a identidade e a experiência humana, explorando o corpo como um espaço que contém diferentes tempos. A peça reflete sobre a dança folclórica, abordando como o corpo dança hoje esta dança tradicional e a pensar o que será considerado folclore no futuro. Este é um espetáculo que agrada a todos os públicos.



O coletivo de Espanha vai estar em palco no Grande Auditório do Convento São Francisco, no dia 8 de novembro.



Antonio Tagliarini retorna a Portugal com “La Foresta Trabocca”



A nova obra do autor e performer italiano Antonio Tagliarini vem a Portugal em novembro, dentro do programa do Festival Linha de Fuga. No dia 13 de novembro, “La Foresta Trabocca” estará em cena na Antiga Igreja do Convento São Francisco.



Com Gaia Ginevra, autora e artista sonora, também a atuar, o espetáculo traz a dança e a performance de forma a pensar sobre o falhar, o cair, o perder-se. Os performers movem por tentativa, trocam ideias, pensamentos, numa busca por estratégias de existência.



Com “King Size”, Sónia Baptista encerra a trilogia iniciada com “Sweat, sweat, sweat”



Após “Sweat, sweat, sweat” e “Dykes on Ice”, a performer e coreógrafa Sónia Baptista finaliza a sua trilogia com o espetáculo “King Size”, uma análise trágico-cómica da construção das masculinidades. A performer portuguesa questiona formas de representar os géneros, esbatendo o que consiste em natural e o que consiste em construção cultural ou cénica.



“King Size” será apresentado no Teatro Académico de Gil Vicente, no dia 14 de novembro.



O Laboratório Internacional de Criação selecionou 12 artistas, entre mais de 90 candidaturas



O Laboratório Linha de Fuga teve mais de 90 candidaturas, dos quais foram selecionados 12 artistas de Portugal, Brasil, Espanha, Paraguai, Colômbia e Itália. Durante o tempo do Festival, o Lab recebe estes artistas para que desenvolvam os projetos de artes performativas que propuseram na candidatura, a partir do tema deste ano: A Performatividade da Amizade.