Vet Talks - Encontrei um golfinho na praia! O que faço agora?

Encontrei um golfinho na praia! O que faço agora?
Já imaginaste o que farias se encontrasses um golfinho ou outro animal marinho encalhado na praia? Nesta sessão, a Médica Veterinária Carolina Bento vai-nos falar sobre o fenómeno de arrojamento de animais marinhos em Portugal, como golfinhos, baleias ou tartarugas. Vamos explorar o que é o arrojamento, porque acontece, e de que forma estas situações podem contribuir para o conhecimento científico e a conservação destas espécies. E, claro, vais aprender como agir corretamente — e o que não fazer — se te cruzares com um animal marinho em apuros. É uma conversa aberta a todos: curiosos, apaixonados pelo mar, famílias e estudantes. Uma excelente oportunidade para aprender mais sobre como proteger a vida marinha — porque, por vezes, uma atitude informada pode mesmo fazer a diferença. Não faltes!
Carolina Bento é Médica Veterinária desde 2012, com mestrado e doutoramento pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa. A sua ligação à conservação marinha começou em 2009, através da colaboração com a Rede de Arrojamentos de Mamíferos Marinhos, onde tem desenvolvido trabalho contínuo na área da sanidade animal, com especial enfoque na virologia de cetáceos arrojados na costa portuguesa. Embora exerça clínica de pequenos animais, mantém um interesse particular na reabilitação e investigação de animais marinhos, área onde alia prática clínica à ciência aplicada. Desde 2021, é docente na EUVG – Escola Universitária Vasco da Gama, onde leciona nas áreas de Medicina Interna de Animais de Companhia, Medicina Felina e Medicina e Cirurgia de Novos Animais de Companhia e Silvestres.
Venha conversar connosco e traga o seu animal de companhia (assumindo a responsabilidade pelo seu comportamento no decorrer da conversa), porque as nossas sessões são pet friendly!
O ciclo de conversas Vet Talks - Dar voz à bicharada, parceria do UC Exploratório com a Escola Universitária Vasco da Gama, no âmbito do Projeto Pet Lab, realiza-se na quarta quarta-feira de cada mês, entre as 18h00 e as 19h00, assumindo-se como um espaço de diálogo dinâmico e acessível, com o objetivo de aproximar a Medicina Veterinária da sociedade, explorando os desafios, avanços e impactos desta área na saúde animal, na investigação e no bem-estar coletivo.