We're sorry but this app doesn't work properly without JavaScript enabled. Please enable it to continue.
Skip to main content

Eu Dona Isabel Rainha de Portugal

19 Ago 2022a
23 Mai 2026
Torre de Almedina – Núcleo da Cidade Muralhada
Exposições
A exposição “Eu Dona Isabel, Rainha de Portugal” patente , na Torre de Almedina, assinala os 400 anos da canonização de D. Isabel de Aragão, conhecida como Rainha Santa, e vai estar patente até 23 de maio de 2026. A curadoria é de Milton Pacheco e de Raquel Magalhães. A entrada é livre e a exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
A exposição está organizada em três núcleos temáticos: “Vida da Rainha”, “Vontade da Rainha” e “Coimbra da Rainha”. No primeiro, apresenta-se uma síntese biográfica de D. Isabel de Aragão, infanta de Aragão e esposa de D. Dinis, canonizada em 1625. O segundo núcleo aborda o seu testamento e a distribuição do seu património. O último destaca a ligação da Rainha Santa à cidade de Coimbra, nomeadamente através da fundação do Mosteiro de Santa Clara, onde foi sepultada e deixou o seu tesouro.



D. Isabel passou os últimos anos da sua vida em Coimbra, após a morte do rei, em 1325. Faleceu em 1336 e viria a ser canonizada na Basílica de São Pedro, em Roma, pelo Papa Urbano VIII. Desde então, Coimbra acolheu-a como padroeira, homenageando a sua figura religiosa e política nas festas bienais e na tradicional procissão que se realiza em torno do dia 4 de julho, data da sua morte.



A mostra pretende dar a conhecer o legado espiritual, social e patrimonial da Rainha Santa, figura central na história e identidade de Coimbra.